Nando Reis - A letra A

quinta-feira, 10 de março de 2011

E a música vence o Carnaval 2011 de São Paulo e Rio de Janeiro

E quem não se emocionou este ano com o lindo carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro? Este ano podemos dizer que o glamour dos gigantes carros alegóricos e as fantasias maravilhosas deram espaço a lições de vida de dois músicos. João Carlos Martins, o maestro que encantou  o mundo tornando-se um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach e  consolidando-se também no mundo da música de concerto.
João Carlos Martins no desfile da Vai-Vai (Foto/Divulgação Site O Globo)
"A Música Venceu", foi o samba-enredo da escola de samba Vai-Vai que foi a grande campeã do Carnaval 2011 de São Paulo e que contou a saga do maestro que é considerado um dos maiores intérpretes brasileiros de música erudita com reconhecimento internacional. A escola foi a penúltima a entrar na avenida na primeira noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo. A Vai-Vai também contou em seu enredo os problemas enfrentados por João Carlos Martins anos mais tarde que acarretariam na paralisia de suas mãos e de sua superação através da música. O maestro atualmente está a frente de um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes, além de ser regente da Filarmônica Bachiana Sesi-SP. A comemoração do título da escola foi até a madrugada de quarta-feira no bairro do Bixiga, no centro de São Paulo. O maestro João Carlos Martins soube da notícia por telefone e ficou muito emocionado com a vitória da escola, já que ele se encontra nos Estados Unidos, em um compromisso com a orquestra Bachianas mas prometeu que participará do desfile das campeãs nesta sexta-feira (11/03). E o outro músico, simplesmente conhecido por Rei, o maior fenômeno da música de todos os tempos e que  comemorou 50 anos de carreira de muito sucesso, é claro que estou falando dele, Roberto Carlos. 

Roberto Carlos no desfile da Beija-Flor (Foto/Divulgação Site O Estadão)
"A Simplicidade de um Rei", assim foi o enredo da grande campeã de 2011 do Rio de Janeiro, a Beija-Flor que contou a vida do cantor Roberto Carlos desde a infância em Cachoeira do Itapemirim (ES), passando pela Jovem Guarda, até a atualidade. E a escola não venceu somente por ter colocado Roberto Carlos na avenida, mas pelo enredo, pela ousadia de Carlinhos de Jesus em promover uma interação jamais feita em nenhuma outra escola entre a Comissão de Frente e o 1ª casal de porta-bandeira e mestre-sala da escola. Seja na arquibancada, camarote, em casa, na tv, não houve uma pessoa que não se emocionasse e cantasse o samba enredo em homenagem ao Rei. A escola também contou com a participação da atriz Cláudia Raia na Comissão de Frente que simbolizou a "inspiração" de Roberto Carlos quando criança. 

Cláudia Raia no desfile da Beija-Flor (Foto/Divulgação R7)
A Beija-Flor foi a última escola do Grupo Especial a entrar na avenida. E a comemoração da  campeã durou até a manhã de hoje na quadra da escola em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Aproximadamente 10 mil pessoas cantaram e comemoraram com direito a presença mais ilustre da festa, Roberto Carlos, que também se emocionou na quadra e disse que participará do desfile das campeãs neste sábado (12/03).  


Por Cassiana Parreiras 

Nenhum comentário: